Como usar o líquido para lentes de contacto?

Seguir os procedimentos adequados de higiene é essencial para maximizar a utilização e o tempo de vida das lentes de contacto. A maior parte das lentes tem de ser limpa e desinfetada com o recurso a líquido para lentes de contacto. Só dessa forma é possível ver de forma mais nítida e manter as lentes macias hidratadas.

Há 2 tipos de lentes que não precisam de líquido para lentes de contacto

  1. Lentes diárias descartáveis: são utilizadas durante apenas um dia e depois removidas e deitadas fora. Não necessitam de líquido para lentes de contacto, dado não serem armazenadas nem reutilizadas.
  2. Lentes de contacto de uso contínuo: como são usadas continuamente, dia e noite, durante uma semana ou um mês seguido, estas lentes de contacto não são guardadas, como tal não precisam de ser lavadas com líquido.

O objetivo das soluções de líquido para lentes de contacto é reduzir o número de micro-organismos acumulados nas lentes com a sua utilização. Esta solução contribui ainda para aumentar o conforto, ao acondicionarem e humedecerem a superfície das lentes.

Lavar e esfregar as lentes com líquido para lentes de contacto faz parte da higiene diária a ter com as lentes, sobretudo antes de as colocar nos olhos e antes de as guardar. Todos os procedimentos são importantes, mas algumas medidas de higiene são fundamentais.

Assegure-se de que esvazia o estojo das lentes depois de cada utilização, limpando e secando ambos os recipientes e renovando o líquido para lentes de contacto de cada vez que precisa de guardar as lentes.

Tipos de soluções de líquido para lentes de contacto

Existem diversos tipos e marcas de líquido para lentes de contacto, cada qual com diferentes ingredientes e indicado para tipos de lentes específicos. Algumas combinações não são compatíveis, por isso é importante utilizar a solução recomendada e seguir as indicações do seu oculista à risca.

É uma boa prática registar a referência do líquido para lentes de contacto recomendado. Qualquer líquido para lentes de contacto tem uma data de validade, que pode oscilar entre os dois e os seis meses após a abertura.

As soluções universais são as mais simples e as mais convenientes, podendo ser utilizadas para limpar, esfregar, enxaguar e armazenar as lentes. O tempo mínimo de armazenamento para assegurar a desinfeção adequada das lentes varia, mas geralmente oscila entre as quatro e as seis horas.

Por seu turno, as soluções de peróxido de hidrogénio funcionam de forma diferente e incorporam um disco metálico no estojo para neutralizar o desinfetante antes de utilizar. O tempo mínimo de armazenamento é normalmente de seis horas.

As soluções salinas são, por vezes, recomendadas para enxaguar as lentes antes de serem aplicadas no olho, mas não devem ser utilizadas para armazenar as lentes.

Utilize apenas este tipo de líquido para lentes de contacto se aconselhado pelo seu oculista. Nenhuma outra solução, incluindo água ou saliva, deve entrar em contacto com as lentes.

Para saber mais sobre líquido para lentes de contacto, fale connosco. Estamos em Sesimbra, Santana e Cotovia!

Tags:


Quem leu este artigo também leu

Conhece os óculos cierzo eyewear?

Óculos Cierzo Eyewear
Saber Mais
Adaptação às lentes progressivas Varilux

Saber Mais
5 Razões para marcar já a sua consulta de contactologia connosco

5 Razões para marcar já a sua consulta de contactologia connosco
Saber Mais