A visão é essencial na fase de desenvolvimento de crianças e jovens, quer para a vertente de aprendizagem, quer para as vertentes cognitiva e social. Como tal, os exames à visão devem ser efetuados com alguma regularidade. Para facilitar estes exames, as óticas começaram a disponibilizar consultas de optometria para jovens.
A optometria é uma ciência que começa a marcar presença em muitas óticas. Tem como objetivos analisar, detetar e diagnosticar problemas na visão, sejam de caráter funcional ou binocular.
Nas consultas de optometria para jovens, além do diagnóstico, o optometrista prescreve ajudas visuais, como lentes compensadoras, óculos ou lentes de contacto. Trata-se, por isso, de uma ciência que atua ao nível dos cuidados primários, nomeadamente no que se refere a crianças e jovens.
Óticas como o Centro Óptico Moderno começaram a democratizar e a facilitar o acesso a consultas de optometria para jovens. Estas ópticas têm recurso a uma aposta em equipamento de vanguarda e na contratação de técnicos especializados.
Estes profissionais são especialistas na análise e deteção das alterações na visão. Intervêm sempre que é necessário corrigir ou compensar erros visuais diversos. Há alguns anos atrás, apenas era possível aceder a consultas com este tipo de profissionais em centros de saúde ou hospitais. No entanto, de há algum tempo a esta parte, as óticas começaram a disponibilizar aos seus clientes consultas com optometristas certificados.
As consultas de optometria para jovens permitem detetar atempadamente estes problemas de visão e corrigi-los antes que atinjam um estágio de não retorno. O principal objetivo das nossas consultas de optometria para jovens é melhorar a sua performance visual e ajudá-los a ter uma qualidade de vida superior.
Tags: Jovens, Optometria