Os olhos são um excelente local para procurar sintomas de problemas noutras regiões do corpo, de acordo com um novo artigo da revista Women’s Health. Por isso, mesmo que não sinta problemas de visão, deve frequentar periodicamente consultas de optometria. Os médicos e especialistas que fazem exames aos olhos são, muitas vezes, os primeiros a detetar problemas de saúde, como a diabetes ou a tensão arterial alta.
Segundo aquela publicação, os médicos dos olhos conseguem detetar, na grande maioria das vezes, sinais de colesterol elevado antes de qualquer outro técnico de saúde. Deixamos aqui algumas pistas sobre o estado da sua saúde que as consultas de optometria podem revelar.
Sinal de pressão arterial alta. Mais de 20 por cento das pessoas com pressão arterial elevada não sabem que o têm. A hipertensão confere às artérias da retina um aspeto prateado ou cor de cobre, que é indício de pressão arterial alta.
Sinal de melanoma. A luz do sol pode aumentar o risco de cancro no olho. Um sinal de que pode haver problemas são pequenos sinais na parte pigmentada da retina. O diagnóstico atempado de um melanoma é essencial, pelo que as consultas de optometria desempenham aqui um papel imprescindível.
Sinal de diabetes. O alto teor de açúcar no sangue pode danificar os vasos sanguíneos da retina, tornando-os frágeis e porosos. Nas consultas de optometria, é possível detetar estes sinais e reencaminhar o paciente para um especialista.
Doença autoimune. A condição das doenças autoimunes pode fazer com que o corpo humano ataque células saudáveis e tecidos, o que pode provocar inflamações. Os olhos demasiado secos, como resultado de danos nas glândulas lacrimares, são outro dos sinais de alerta para doenças autoimunes que pode ser verificado em consultas de optometria.
Tags: Consultas de optometria