Inverno – Cuidados a ter com a sua visão

Nesta estação são recomendados diversos cuidados, de forma a evitar constipações, gripes ou outros problemas. Com o frio é habitual que as pessoas procurem locais quentes, fechados e com pouca ventilação, contudo estes lugares são propícios ao desenvolvimento e propagação de vírus e bactérias. No entanto, esses não devem ser os únicos cuidados a ter em conta. Existem cuidados acrescidos que devemos ter, nomeadamente com a nossa visão.

O cuidado com a visão não deve ser descartado e, frequentemente existe algum descuidado com o mesmo. De forma a evitar doenças oculares, como a conjuntivite, inflamação alérgica ou bacteriana, recomendamos-lhe alguns cuidados a ter em conta para continuar a ter uma boa saúde ocular.

Cuidados para a visão

Lubrificar os olhos

Se passa o dia em ambientes com ar condicionado ou lareiras deve colocar gotas de lubrificação dos olhos para relaxar os seus olhos.

Se tem Síndrome do Olho Seco e sente algum desconforto, sensação de areia no olho ou ardor, colocar gotas de lubrificação é fundamental.

Limpeza e ventilação

No inverno também é importante manter as casas arejadas, limpas e sem poeiras que possam causar irritações nos olhos. Caso tenha animais com pêlo dentro de casa os cuidados com a limpeza e ventilação devem ser redobrados.

Deste modo, está a prevenir doenças oculares, como a conjuntivite alérgica.

Higiene pessoal

Existem alguns cuidados que devem ser tido em conta no que toca à higiene pessoal. Esses cuidados passam por:

  • Não partilhar a toalha de rosto;
  • Mude as fronhas das almofadas com frequência;
  • Lave as mãos com regularidade e evite o contacto com os olhos;
  • Se usa lentes de contacto deve ter cuidados acrescidos;
  • Caso use maquilhagem, tenha cuidado com o tipo de produtos e à remoção dos mesmos.

Proteção solar

A proteção solar não deve ser tida em conta apenas no verão. No inverno não deve descartar o uso de óculos de sol com proteção UV.

O uso de óculos de sol é essencial, mesmo em dias nublados pois os raios ultravioleta estão presentes mesmo nesses dias.

Se no inverno tiver contacto com neve é imprescindível o uso de óculos de sol, uma vez que a neve é responsável por refletir raios solares que podem causar queimaduras nos olhos.

 

Estes são os cuidados que deve ter com a sua visão para alcançar uma boa saúde ocular e qualidade de vida. Pratique-os e não deixe a sua visão para segundo plano!

 

Tags: , , , ,


Quem leu este artigo também leu

O que é e porque surge o que chamamos de vista cansada?

Vista Cansada
Saber Mais
Conheça a inovação das Lentes Varilux X Series

Conheça a inovação das Lentes Varilux X Series
Saber Mais
Como funciona um exame de optometria?

Saber Mais