Os pais, sobretudo aqueles que sofrem de miopia e que tiveram de usar óculos na infância, ficam frequentemente preocupados com as causas da miopia nos jovens. Ficam também preocupados com o facto de os seus filhos poderem estar condenados a sofrer de miopia também.
Atualmente, muitas crianças e jovens vêem-se obrigados a usar óculos ou lentes de contacto desde tenra idade. Isto deve-se a doenças dos olhos cuja proveniência não se conhece ao certo. A miopia nos jovens é uma das mais comuns.
A verdade é que a miopia é um erro refrativo comum e que é facilmente tratável, com recurso a lentes de contacto ou óculos. No entanto esta doença não sendo estritamente hereditária, ao contrário do que muitos possam pensar.
Além disso, a miopia, por norma, não afeta o desempenho escolar das crianças nem as atrasa em nenhuma vertente. Alguns estudos até indicam que, pelo contrário, a miopia pode mesmo levar a uma melhoria do desempenho na escola.
A hereditariedade é um dos fatores conhecidos, mas existem outros. Alguns especialistas indicam que a miopia pode ser provocada pela leitura durante largas horas ou por segurar um livro demasiado perto dos olhos por longos períodos de tempo. No entanto, essas causas não estão provadas cientificamente.
As causas da miopia nos jovens ainda não são totalmente conhecidas. Mas alguns cientistas descobriram recentemente um facto novo sobre a progressão da miopia nos jovens. Os óculos convencionais e as lentes de contacto prescritos durante anos para corrigir a miopia podem aumentar o risco de miopia.
Muitos desses cientistas estão a investigar novas lentes para tentar criar lentes de contacto ou óculos que possam controlar a miopia ou atrasar a progressão da miopia nos jovens.