Visão de computador? Saiba do que se trata.

A tecnologia é uma mais valia no nosso dia a dia, contudo tem as suas consequências, principalmente para a saúde ocular. Atualmente, as pessoas passam muito tempo em frente a um computador, seja no trabalho ou em casa. O tempo excessivo que passam em frente a aparelhos eletrónicos poderá provocar visão de computador.

 

Problemas oculares da visão de computador

Com o uso de computador pode desenvolver e agravar problemas de visão, nomeadamente:

  • Fadiga ocular;
  • Olhos secos e irritados;
  • Visão desfocada.

Caso sinta alguns destes problemas, aconselhamos que marque uma consulta de oftalmologista e explique todos os sintomas ao especialista.

 

Tratamento

Os problemas de visão nem sempre têm tratamento, contudo existe tratamento para a visão de computador. Os tratamentos são executados com o intuito de aliviar esforços que são acumulados devido ao uso excessivo de computador.

O tratamento e a prevenção ajudam a melhorar a visão, contudo é necessário que hajam cuidados por parte do paciente para que seja eficaz.

 

Tratar e prevenir a visão de computador

  • Ajustar a iluminação do computador:

A luz expulsa pelo ecrã do computador deve ser moderada, ou seja, não deve ser muito forte, nem muito fraca. Deve posicionar o ecrã do computador de forma a evitar reflexos de luz.

 

  • Usar ecrãs anti-reflexo:

É aconselhado usar um filtro anti-reflexo que se adapte ao ecrã do computador, de forma a não existem reflexos que magoem os olhos. O melhor é que o ecrã apresente uma iluminação constante e sem qualquer reflexo.

 

  • Fazer intervalos:

Fazer intervalos é essencial para evitar a fadiga ocular. Quando é feito um uso prolongado de aparelhos eletrónicos é muito importante que os olhos descansem e foquem outros objetos, de preferência de um ângulo afastado.

É recomendado que se faça intervalos a cada hora que passa em frente a um ecrã de computador. Pestanejar com mais frequência ajuda também à visão e à lubrificação dos olhos e, por sua vez, ajuda a prevenir que os olhos sequem.

 

  • Ajustar a posição do ecrã:

É fundamental que o ecrã do computador seja ajustado de forma a não prejudicar a visão, assim como a postura do tronco. O monitor do computador deve ser posicionado de forma a ficar uns centímetros abaixo do nível dos olhos e a uma distância com cerca 60 centímetros.

 

É importante ter estes pontos em atenção para que a visão não se prejudique. No entanto, deve ajustar ao seu estilo de vida e às suas necessidades, dependendo de pessoa poderá necessitar de mais tempo de descanso ou de outro tipo de tratamento, como é o caso de óculos.

Não hesite em marcar uma consulta optometria no Centro Óptico Moderno! Contacte-nos e marque no horário que mais lhe convém 212 288 130.

 

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

A importância da qualidade dos óculos para as nossas crianças

Saber Mais
Saiba porque deve marcar a sua consulta de contactologia connosco

consulta de contactologia
Saber Mais
A importância de fazer um exame visual com um optometrista certificado

optometrista certificado
Saber Mais