O uso crescente de aparelhos eletrónicos tem resultado num grande número de estudos sobre os efeitos da luz azul na visão. Esta luz está presente em todo o lado, não só na luz emitida pelo sol, como também por fontes de luz artificial.
Quem faz grande uso de dispositivos como o telemóvel, a televisão e o computador, provavelmente já ouviu falar da luz azul. Esta constitui cerca de um terço da luz visível, e é essencial para a regulação do nosso ritmo cardíaco, especialmente o ritmo sono-vigília, aquele que nos diz quando devemos estar despertos e quando devemos dormir.
No entanto, a exposição excessiva é aquela que está a preocupar os profissionais de saúde, especialmente de saúde ocular. Se trabalha ao computador, os principais efeitos da luz azul poderão passar pela fadiga ocular, ou até mesmo provocar o envelhecimento precoce dos olhos.
Tal como anteriormente mencionado, a luz azul apresenta benefícios diretamente relacionados ao nosso ritmo cardíaco. Para além de regular o nosso “relógio biológico”, esta ainda é essencial para uma boa noite de sono, podendo aumentar a atividade do cérebro, e ainda melhorar o humor, a memória, o desempenho mental e o estado de alerta.
A luz azul é essencial para o nosso bem-estar, desde que não seja em demasia.
De modo a acompanhar as mudanças de estilos de vida e a necessidade de uma exposição prolongada à luz azul, o Centro Óptico Moderno oferece soluções para o combate à fadiga ocular. Visite-nos ou entre em contacto connosco.
Tags: Lentes, luz azul-violeta